A supervisão clínica online de orientação psicanalítica é uma atividade de modalidade eventual que faz parte da formação da (o) psicóloga (o) ou psicanalista. Formação esta que é contínua e não se encerra nem coincide com o recebimento de um diploma profissional.
Ao sustentar o desejo a angústia pode surgir fazendo barreira. Ao oferecer sua escuta, iniciar os atendimentos a população ou deparar-se com dificuldades e questões em uma ou outra situação, mesmo após algum percurso clínico.
Fazer supervisão não é fazer psicoterapia. Embora alguns aspectos importantes possam surgir em consonância com a análise pessoal e nesta serem trabalhados. Assim como em uma análise não há respostas prontas ou adaptativas pautadas juízo de valor.
A função da supervisão não é garantir a certeza diante dos impasses e das dúvidas do não-saber a que se vê colocado aquele que se propõe a escuta clínica. Tampouco se trata de mero acúmulo de conhecimentos técnicos.
Sua função é a fazer caminhar a análise do analisante de seu supervisionando e avançar, em uma direção ética, a teoria a partir da clínica e da pesquisa.